A evolução rápida e consistente das operações do Terceiro Setor que no Brasil envolve cerca de 250 mil entidades, já movimenta 1,5% do PIB e começa a demandar fortemente a profissionalização das Entidades Sociais.

Como efeito da globalização, os conceitos de fortalecimento das marcas das empresas da iniciativa privada têm mudado muito rapidamente. É o que se tem constatado nas pesquisas - AS EMPRESAS MAIS ADMIRADAS NO BRASIL - , realizadas anualmente pela CartaCapital / InterScience .

Em pesquisas anteriores o empresariado valorizava a postura de conquista e liderança, ainda que de forma agressiva.
Na última pesquisa referente à 2003 houve uma mudança radical desses conceitos, como reflexo dos acontecimentos mundiais envolvendo guerras, terrorismo e fundamentalmente insegurança.

"A sexta edição da pesquisa mostra que o momento pede sensatez, entendimento, transparência e contribuição para uma sociedade melhor", diz Sapiro, professor da Fundação Getúlio Vargas, do Instituto Brasileiro do Mercado de Capitais e presidente do Instituto de Estudos da Competitividade, que acompanha há seis anos de perto esses resultados.

O incremento do Investimento Social nas Entidades Filantrópicas por parte da Iniciativa Privada é uma realidade e o Governo participa como fiscalizador da aplicação adequada desses recursos.

Esse é o conceito da Convergência Social, as Entidades Filantrópicas, a Iniciativa Privada e o Governo, aliados no investimento em qualidade de vida da população.

Quando se fala em rever valores, a transparência e a prestação de contas para a comunidade tem sido o grande desafio desses aliados.

Neste sentido deve haver uma estruturação de processos e treinamento de profissionais para que as Entidades tenham controles, gestão e indicadores que permitam avaliar e melhorar continuamente seus resultados.

Além disso , a legislação vem se aprimorando no sentido de exigir a manutenção dos controles e das informações necessárias para a imunidade e a isenção tributária das Entidades Filantrópicas.
Esse fato, faz com que essas Entidades tenham que atender a diversos aspectos burocráticos inexistentes nas empresas com fins lucrativos, no tocante ao controle das informações tributárias.

Outro aspecto de suma relevância é a sobrevivência e a sustentabilidade da Entidade e o relacionamento com seus Patrocinadores.

As empresas interessadas no Investimento Social, procuram buscar cada vez mais, garantias em resultados oferecidos pelas Entidades, na busca de aportes financeiros.

A decisão das Empresas, de onde e quanto investir, passa pela Análise Preliminar das Entidades e de seus Projetos e pelo posterior Controle do Investimento Social, para que esse processo se transforme em sucesso no Projeto de Investimento Social da Empresa.

Evidentemente torna-se imperativo a adoção de Sistemas de Controles e Avaliação de Informações, que permitam o adequado monitoramento dos resultados da aplicação dos recursos investidos.

A tendência atual de aplicação dos conceitos de contratos de parceria e de gestão, assim como indicadores de desempenho, demonstra uma necessidade imediata de estruturação das Entidades e seus profissionais, para manter a competitividade na obtenção de recursos para suas operações atuais e crescimento futuro.

Neste sentido a Tozzi Associados e a Com.Tacto - Tecnologia de Informação, iniciativa de s uas políticas de Responsabilidade Social, estão disponibilizando GRATUITAMENTE, para as Entidades do Terceiro Setor, um processo de Diagnóstico da Situação Institucional das Organizações Sociais e Palestra Elucidativa sobre o assunto.

O objetivo desta ação é permitir que as Entidades obtenham GRATUITAMENTE a Análise da sua Situação Institucional, que é apresentada no formato de relatório de sugestões e providências necessárias, para que a Entidade atenda à legislação vigente.


Com essas ações, esperamos contribuir para que o Terceiro Setor se torne cada vez mais eficiente nos propósitos a que se destinam.


Tozzi Associados                                                                                  Com.Tacto - Tecnologia de Informação
José Alberto Tozzi                                                                                  Carlos Eduardo de Campos Maia


A Tozzi Associados e a Com.Tacto - Tecnologia de Informação atuam nas áreas de capacitação, assessoria, consultoria e auditoria nos processos e controladoria que envolvem a Iniciativa Privada e Entidades Sociais.